domingo, 9 de novembro de 2008

Obamania

1.
Parece que o fato teria ocorrido durante o recente discurso da vitória de Barack Obama. Em determinado momento, o discursante gritou pra massa que era hora de todos “se levantarem pela América” (to stand up for America), ao que um dos presentes, paraplégico e cadeirante, retrucou da platéia que tudo bem quanto aos demais, mas ele lastimavelmente não poderia. A massa ao seu redor, diante de semelhante demonstração de pouca fé no momento histórico em curso, hurlou de volta para o homem um tonitruante “YES, WE CAN!!!”, ao que ele, face a tal movimento de fé e de massa (ou o inverso), levantou-se da cadeira e andou! Sim! Surgia assim o primeiro milagre da era Obama!
2.
Reunião do Conselho Deliberativo do Santa Cruz Futebol Clube, time de futebol (ou o que resta dele) da cidade do Recife. Homem de visão, proativo e resoluto, o presidente recém-eleito do Santa Cruz propõe a indicação de Barack Obama como conselheiro honorário, no bojo de uma série de medidas para trazer o time da quarta divisão (ou quinta, sexta, sei lá...) do futebol brasileiro para a primeira. Diante de um grupelho de conselheiros pouco convencidos que o time poderia fazer tal escalada, o presidente bradou um resoluto “SIM, COM BARACK NÓS PODEMOS”, e encerrou a questão. Mais um milagre no horizonte!
3.
Enquanto isso, nos cafundós do sertão nordestino, duas mocinhas retornam da cidade ao sítio onde moram, ao cair da noite. Numa encruzilhada de caminhos, surge diante das pobres indefesas a própria Besta Fera, montada numa Mula-Sem-Cabeça. A Besta Fera vocifera, jogando cuspe por entre os dentes podres, “Vocês não podem escapar, cabritas!!!”. Mas as cabritas (digo, mocinhas), diante de um tal perigo, retrucam para a Besta Fera “SIM, NÓS PODEMOS!”, e revirando os olhinhos para o alto, gritam a invocação “VALEI-ME BARACK OBAMA”, ao que Besta Fera e Mula-Sem-Cabeça explodem numa nuvem fétida de enxofre e fogo, e desaparecem sem deixar vestígios. Santinhos, ex-votos, quadros e invocações estarão proximamente à venda, as mocinhas informarão em breve, em site do orkut, como consegui-las via e-comércio.
4.
Leio e releio na imprensa mundial que a Casa Branca recebe “o primeiro presidente negro em sua história”. Ora, isso me causa uma certa estupefação. No meu parco entendimento e discernimento, esse primeiro presidente, que dizem ser negro, ao que me consta é... moreno! Nós brasileiros, povo mestiço e refinado, sabemos distinguir matizes de cor de pele, assim como os esquimós, habituados à neve, têm não sei quantos termos para o que nós outros chamamos genericamente de “branco”. Nós, modestamente, entendemos de mulatos(as). Oras, se o cara é filho de mãe 100% branca, e pai 100% negro (apesar de não ser baiano), então dizê-lo “negro” seria tão abusivo quanto dizê-lo “branco”, pois o cara é café-com-leite, moreno, mulato, queimado do sol, enfim, qualquer um desses termos aí, mas negro? Ele próprio confessou que o cachorro que vai dar à filha será vira-lata, “like me”. Vejam então que ele próprio sabe de sua mestiçagem! Talvez então a primeira grande reforma na alma norte-americana, a ser operada por Obama, comece pela flexibilização mental que distinga matizes lá onde o senso comum histórico desse povo se habituou a impor dicotomias simplórias. Viva, então, o primeiro presidente moreno a ocupar a Casa Branca! E que, além de moreno, não entrará em cabine telefônica antes de assumir o cargo presidencial, convém se acostumar com a idéia...

Um comentário:

Unknown disse...

hehehehehe eu amei as mocinhas do interior! sempre recorrerei às palavras milagrosas de Santo Obama!!!


linda a idéia do blog!!!! fico curiosa para ler mais dessa imaginação cômica e fantástica.

Abração, "George"